terça-feira

Gerundiando, gerundiando...

"Um momento, que eu vou estar passando a ligação para outro setor".

 Não é por que agora Ariel é operadora de telemarketing (conseguiu o emprego há dois anos!) que o gerundismo a persegue. Nos conhecemos há 20 anos, e a vida inteira a menina foi assim: um misto de ir estar vivendo com ir estar sonhando. E nunca ir estar realizando suas maiores vontades.

 Ela parece adiar, ou melhor, pro-lon-gar todas as suas ações. Nunca faz, sempre vai estar fazendo. E, de ir estar fazendo em ir estar fazendo, nessa malemolência que é o gerúndio, nunca está inteira.
Em todo o tempo está a caminho de ser feliz.

 Tem gerúndio que de fato vale à pena ser pronunciado. Geralmente, o gerúndio das coisas alegres. Todo final de semana sossegado deveria ser um gerúndio - e acabar apenas na oração seguinte, de preferência, em outro parágrafo. Verbos bons, ah, esses só deveriam existir no gerúndio.

Gerundiando, gerundiando, gerundiando...

 Já tentei explicar para ela:
 - Você deve falar "fazer" e não "vai estar fazendo", Ariel.
 - É o tal do gerundismo, né? - respondeu-me a menina, com olhos tristemente voltados para baixo - eu tou tentando, mas é difícil. No futuro, eu vou estar falando certinho, sem tanto ando... Endo... Indo.
 - Não é só isso. É questão de atitude e objetividade. Seus verbos devem ser mais claros e imponentes! Seus discursos não são completos assim, com tanto gerúndio; parecem sempre a um triz de acontecer... Sem finalizarem-se.  
 A coitada mal entendeu. Continuou com os gerúndios e com a moleza, à espera de algum milagre.
Em se tratando das nossas realizações pessoais, o imperativo é que deveria predominar. "Faça isso!", Ariel diria aos seus sonhos. Para o danado ir lá e se tornar realidade.

3 comentários:

mary disse...

Vou estar lendo seus textos com mais frequencia!
Dizendo assim, sinto que lerei em mais tempo que o normal e vou curtir mais.
O gerundismo dá uma moleza! Uma vontade de ir para a Bahia, meu rei!

Éfe Ésse Dáblio disse...

Você vem percebendo muitas coisas, hein CWV? Haha

Quel disse...

Camilla! Que máximo seu blog! Adorei seus textos, principalmente os que são do "Ariel"! Assim como a Mary , "vou estar lendo seus textos com mais frequencia"!rs

Um beijo!!