quinta-feira

Batismo

Das vantagens do livro de papel: existe coisa melhor do que comprar um livro e escrever seu nome na folha de rosto? É feito marcar o gado no mais verdadeiro e genuíno sentimento de posse. É batizá-lo com a sua caligrafia procurando o melhor cantinho para assinalar suas iniciais: acima do logo da editora? Ou abaixo do nome do autor? Mais ao meio da página? Mês e cidade onde ele foi comprado? Nome inteiro? Ou só o primeiro basta? 
São pormenores que dificilmente saberia viver sem. O cheiro da tinta, a grossura da ponta da caneta, a textura da capa, o barulho do virar das folhas, o vestir dos óculos de grau, o prazer do novo, o percorrer maleável sem pretensão de pressa pelas páginas momentos antes da leitura. E a descoberta, enfim, no avançar do dedo e dos olhos em cada palavra. 

Um comentário:

Carlos disse...

Outro prazer que tenho é o de estar entre livros, percorrer corredores de estantes, deixar me perder entre os labirintos erguidos pelos autores e títulos... é como se eu estivesse acompanhado de amigos, amigos de todos os tipos! Não saberia viver sem o livro impresso.