Nesses dois meses que estou em Portugal, já consegui fazer pequenas viagens às cidades mais próximas do Porto. Os municípios ao norte estão sendo, por enquanto, nossos principais destinos: Guimarães, Braga, Aveiro e, por último e mais ao sul, Coimbra. Fazemos tudo de comboio, os trens de Portugal.
A Caminhos de Ferro Portugueses - CP - corta o país inteiro, de norte a sul; de Porto a Faro; de Évora a Guarda; de Valença a Lisboa. Basta escolher o lugar (o sítio!) que quer ir, com que rapidez quer chegar e desembarcar na estação mais próxima. Ah, se o Brasil também fosse inteiramente transpassado por linhas ferroviárias...
Algumas viagens são um bocadinho mais caras, sendo mais em conta viajar de autocarro (ônibus), por exemplo, ou de avião, quando o plano é viajar pela Europa, em companhia aéreas low cost. E, é claro, que a viagem também fica mais cara se escolher classes mais luxuosas ou trens mais rápidos, como o Alfa Pendular.
A extensão da malha ferroviária da CP alcança, hoje, os 2800 km e transporta mais de 130 milhões de passageiros por ano. Em 1856, foi realizada viagem inaugural em trecho que compreendia Lisboa e Carregado. Daí para frente, são mais de 150 anos de história e obras de ampliação da malha ferroviária.
Os trens são muito confortáveis e as estações são abertas. Nada de catracas! Em viagens menores, basta comprar ou recarregar o título do bilhete CP em máquinas de venda automática ou nas bilheterias e validá-lo quinze minutos antes da hora prevista de partida do comboio. As regras aqui são muito rígidas: fiscais passam pelos vagões para conferir se seu bilhete foi realmente validado e, se não foi... a multa é de cem vezes o valor do título! O que tem de turista desinformado que leva bronca e vai parar na delegacia não é brincadeira...
Pois, pois, sigamos em frente. Bilhete validado, diário de bordo na mochila, câmera carregada e um lanche para comer no caminho. Próxima estação: descobrir Portugal!
Um comentário:
Puxa, Camilla, seu texto só aumenta a minha vontade de conhecer o Velho Mundo!
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