domingo

Pilha de 1,8 livros

 O brasileiro lê, em média, menos de dois livros por ano (1,8 para ser mais precisa). 
 As pessoas estão cansadas de ouvir esse dado. Mais cansadas, ainda, quando a comparação (inevitável) com o exterior existe; em alguns países, cada cidadão chega a ler, em média, de oito a dez livros por ano.

 O que tem sido feito para mudarmos essa realidade?

 Leitura é, antes de todo e qualquer prazer, incentivo. Reparem: geralmente, gosta de ler a pessoa que foi criada em um ambiente formado por leitores de verdade, por pais que liam e incentivavam a leitura ao filho. E, para os que nunca receberam tal incentivo dentro de casa, costumavam ser vistos como o "patinho feio" dentro de seu grupo social - sofrendo, inclusive, de sérios casos de exclusões. Em se tratando, ainda, de um Brasil com 7% da população analfabeta plena, sem mencionar o analfabetismo funcional, podemos começar a enxergar a dimensão desse problema.  

 Infelizmente, em nosso país, faltam bibliotecas em todos os municípios, que atendam a todos os públicos e, principalmente, bibliotecas de qualidade nas escolas (muitas vezes, as bibliotecas das escolas permanecem fechadas, pasmem, por falta de funcionário - também no ensino particular). Sem falar na falta de livros em braile ou audiolivros, e na forma não democrática do acesso a eles: insuficientes e quase inexistentes distribuição gratuita de livros, pelo governo, criação de mais feiras, campanhas de doações. 

 Livro é caro!
 Apesar, ainda, de estarmos sofrendo muitas mudanças, com o advento, consideravelmente, dos livros virtuais, os e-books. (Não acredito, entretanto, que o livro em papel morrerá). Contamos, ainda, com os sebos espalhados pela cidade; mas ainda não é o bastante.
 Quem lê aumenta o repertório e aprende a compartilhar. Ler é emprestar! Aquele papo de não emprestar livro por medo de o estragarem é besteira. É bom leitor aquele que não encosta seus livros nas prateleiras, mas que os trocam com outros leitores, que os fazem circular.  

 Dessa maneira, em ano de Bienal do Livro, aqui em São Paulo (de 12 a 22 de agosto), decidi abrir uma nova sessão nesse humilde blogue: NO MÊS PASSADO (página criada, o link está localizado embaixo do cabeçalho). Todo início de mês postarei os livros lidos por mim, no mês anterior, que eu acho que devem ser recomendados. Por enquanto não existe critério - e, se existir, não passará de pura afinidade.  

 Eu sou uma gota muito pequena, mas, quem sabe, outras gotas não se juntarão a mim no futuro e comecem a indicar e emprestar mais páginas a serem descobertas. Existem muitos profissionais bem intencionados e cheios de vontade e de projetos que tentam mudar a relação do brasileiro com o livro. Muitas ações, também, comunitárias e sem fins lucrativos. Alguns começaram a agir, mas ainda há o que ser feito, basicamente, pelos que têm o dever moral e o poder de tomar atitudes.  

*

Em contribuição, deixarei a lista das bibliotecas de São Paulo e o site do Portal Domínio Público.

2 comentários:

José Anderson disse...

[Silver] Enfim a sós, (Eu e o pc)
Então minina... (Biba)
Então Broto...(Biba Soneca)
E aê gatinha...(Chavecador)
Então Meu Bichinho Feio! (Zé Anderson)

Se bem que essa pilha des 1,8 livros por ano em verdade nem é por Brasileiro, e sim uma meia duzia de Camilla's da vida que gostam de ler e leem uma quantidade boa de livros por ano, para nas estatisticas conseguirem suprir os outros que só sabem ler... LIQUIDAÇÃO nas casa Bahianas, Oakley, Nike Shock's, Bounce...etc.(Vou lançar essa marca, Buy Donkey... Vai vender feito agua, digo coca-cola)

Fiquei pensando sobre quantos livros li esse ano e me envergonhei, li poucos (!) e o ano já esta no fim...rs

As vezes fico puto com essa de "Não empresto livro", a vá, soca no... Armario então!
Eu queria muito ler "Quando Nietzsche Chorou" e uma colega do curso tem, mas quem disse que quis emprestar?...enfim, vou ter que compra-lo. (E acho que vou precisar da sua ajuda...rs)

Essa idéia do "No mês passado" achei mui bacana e funcional.


bjÕs moderadora!

Leandro Rocha disse...

Parabens pela matéria.
Soma-se mais uma gota que pinga da torneira do "Estímulo a Leitura".

Bom, tenho algumas dicas.

O Livreiro (achei através do Olhar Digital)muito interessante.

http://www.olivreiro.com.br/home/?gclid=CJeS66Pj5JsCFQazsgodQkFk_g



A exposição "Menas: o certo do errado, o errado do certo" acontece até 27 de junho no Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, em São Paulo. Um de seus curadores mostra o quanto há de coloquial no português culto.

[...]Para dar conta desse objetivo, foram concebidas sete instalações:
Portas Abertas
Óculos
Biblioteca de Babel
Jogo do certo e do errado
Dona Norma, a camaleoa
100 erros nossos de cada dia
Janelas abertas

Um folheto distribuído à saída enumera textos para o aprofundamento das questões apresentadas.

twitter.com/MuseudaLingua


Inaugurada no CCJ a BSP (Biblioteca de São Paulo)
A recém-inaugurada Biblioteca de São Paulo inova no conceito e desponta como uma das mais modernas do país.

Visite:
www.bibliotecadesaopaulo.org.br
www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com
twitter.com/SPBiblioteca


E visitem, por favor , a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 (próx. ao Shopping Paulista)
Tel: (11) 3285-6986
www.casadasrosas-sp.org.br

Estão destribuindo uma revista mensal com diversos eventos que acontecerão na cidade referente poesias e literatura, além de dicas de eventos, oficinas, palestra, sarau entre outros.
E também a cartilha com a programação da Casa das Rosas. Lá tem uma biblioteca onde vc pode locar até dois livros por vez. Tem um acervo interessante sobre o estado de São Paulo. Basta ter o cadastro na Casa. Docs necessários: Cópia do Rg, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Ref. ao "No mês passado" me interessei por "Histórias para o Rei".

Ps: Não conseguir achar livros de Manoel Bandeira no Domínio Público, alguém conseguiu?