Na última sexta-feira, fomos ainda mais ao norte e chegamos pertinho da Espanha (ou seria da Galiza?). O destino da viagem foi Valença, um dos pontos da rota do Caminho de Santiago de Portugal. Valença é um concelho que faz parte do distrito de Viana do Castelo e que tem ao norte o Rio Minho, responsável por separar as terras portuguesas das espanholas, que, por sua vez, tem a ponte Eiffel que liga as terras valencianas à cidade espanhola Tui.
O principal atrativo turístico da cidade é a Praça Forte, fortificação militar cujos primeiros muros foram construídos no século XIII. Dentro da fortificação há um importante centro comercial e muitos espaços destinados ao turismo, em um perímetro exterior com cerca de cinco quilômetros de muros.
Ao fundo, a fortaleza vista de fora; nas miniaturas, a cidade por dentro |
Mas, cambaleei ali atrás ao me perguntar se estive próximo da Espanha ou da Galiza. Qual será a resposta correta? Durante o passeio, encontrei diversas placas que indicavam, por exemplo, uma Espanha a 1 km. Uma Espanha imediatamente sobreposta por uma tinta spray que indicava Galiza. A rixa por lá ainda é muito forte. Um amigo brasileiro me disse que é porque às vezes é difícil esquecer as humilhações vindas do passado. Ainda assim, sonho com um mundo feito slogan de companhia de celular: sem fronteiras. Sem passaporte. Sem brigas entre países. Sem dominação. Sem preconceito. Sem xenofobia.
Espanha ou Galiza, para onde ir? |
Um comentário:
E Fátima ?
Postar um comentário