sábado

A voz do Seu Barriga


- Alô?
- Oi, Camilla. Tudo bem? É o seu Barriga.
- Se... Se... O Seu Barriga?
- Isso. Eu estou ligando para falar com o seu pai, para cobrar o aluguel dele...
 Esta semana, saiu na versão on-line do Estadão uma breve matéria sobre os personagens da Turma do Chaves, quarenta anos depois. O seriado mexicano, que ganhou público aqui no Brasil e que foi popularizado, principalmente, por meio do SBT, ainda abocanha farta audiência brasileira, reúne fãs e promove eventos de importância internacional.

 Se, na década de noventa, a hora do almoço tinha gosto de Turma do Chaves e Chapolin para a maioria das crianças e adolescentes que voltavam correndo da escola para rir de episódios repetidos da série, para mim e para a Pri essa sensação era um pouco diferente. Explico: nosso tio avô, Mário Villela, falecido em 2005, era a voz do Seu Barriga, personagem interpretado por Édgar Vivar. Quer dizer: tio Mário era o dublador dos personagens Seu Barriga e Nhonho. Legal? Na verdade, confuso para alguns...

 Lembro da história do garotinho da padaria que tio Mário contou uma vez:

 Um dia, dentro de uma padaria perto da casa dele, tio Mário pediu os pães habituais, com sua voz hoje imortalizada (sua voz natural era exatamente a da dublagem de Seu Barriga). Um garotinho que estava ao lado dele fascinou-se com a voz e, imediatamente, ligou-a ao Seu Barriga. O menino, então, cutucou a mãe e disse "é o Senhor Barriga do Chaves, mamãe!". A mãe ficou envergonhada - afinal, o tio Mário não era o que se podia chamar de magro! - e pediu desculpas pelo seu filho ao meu tio. Tudo ocorreu de maneira tão rápida que o tio Mário não teve tempo de explicar a situação aos dois. Mas, também, nem teria graça. Como se explica a uma criança que se é apenas a voz de um personagem tão querido?

 Era mais ou menos assim comigo, quando era pequena e tio Mário ligava em casa para falar com o meu pai: eu ficava feito o garotinho da padaria, fascinada. E é por isso que saía por aí anunciando: "meu tio avó é o Seu Barriga do Chaves e ele ligou lá em casa ontem para cobrar o aluguel do meu pai!".

Cenas de programa do SBT, quando o ator mexicano Édgar Viva encontrou-se com seu dublador, o tio Mário.

2 comentários:

NelsonMP disse...

Saudades do Tio Mário, o maior artista da família! Essa história de "cobrar aluguel" é simbólica, realmente ele estava sempre "alugando" os outros.
Acho que ele gostaria de, naquele instante da padaria, ter tido o reflexo e a inspiração necessários, para dar uma resposta engraçada ao garotinho. Mas, como ele mesmo diz na gravação: "Se soubesse que iria viver tanto, teria me cuidado melhor."
Entendo que a mensagem que ele está deixando, tem algo a ver com está atenção para qualidade da vida ser mais importante do que o "tanto" que poderemos viver. Veja comentários na época em que o ele morreu: http://www.vgbr.com/forum/index.php?showtopic=4694
Assisti poucas vezes o Chaves mas, descobri que o Seu Barriga ainda está vivo, e depois de ter sido internado várias vezes devido ao excesso de peso, parece que ele finalmente entendeu o "recado" que o seu melhor dublador deixou naquele encontro. Veja notícia sobre tratamento que ele se submeteu para emagrecer: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u365777.shtml
De 2008 prá cá ele já perdeu 70 kg.

Obrigado pelas lembranças!

Augusto disse...

Saudades do Tio, Camilla.
Obrigado pela homenagem no seu Blog.
Te amo filha!
Pai