O horário de verão deu as caras novamente... E foi levantada, de novo, a polêmica dos adiantamentos dos ponteiros: "Pô, vou ter que levantar uma hora antes!"
E repito, como nos anos anteriores: A hora é a mesma, perdemos e ganhamos nada! Mas não dão todos que concordam...
O horário de verão existe em vários países e está no Brasil desde 1931, com algumas interrupções e mudanças. Já que o intuito é economizar energia, privilegiam-se os Estados que estão distantes do Equador, já que quem está perto da linha tem dias e noites com praticamente a mesma duração.
Sempre amei esta época do ano! Alegrava-me muito o fato de poder contar com a presença do sol por mais tempo - o que significava mais tempo para poder brincar. E, à mesma intensidade, nunca liguei em ter que acordar "mais cedo", no escuro, com a lua me dando "bom dia". O que importa, na verdade, é dormir o suficiente para começar a batalha. Isso sim é essencial.
Existem ações populares contra o Horário de Verão. Alega-se que a energia economizada é mínima e que o processo de adaptação do relógio biológico é duro. Vamos tentar lembrar das nossas aulas de Geografia...
Há o predomínio do regime pluvial tropical no Brasil (cheia no verão e vazante no inverno). Ao final do verão, nossos reservatórios estão cheios, mas, quando chegamos ao final do inverno, eles já estão com o nível muito mais baixo.
O novo horário só existe para tentar ajudar; a média de economia de energia com ele é de 4%, um número que, infelizmente, vem caindo ao decorrer dos anos. O crescimento do consumo energético cresce e parece impossível poder freá-lo. Lembremos de que a população mundial é exclusivamente urbana e consumista. Do outro lado, a memória do Apagão ainda é muito viva em nosso cotidiano. Fala-se muito em economia. Age-se pouco.
Por isso, exagerados de plantão que demoram quatro meses no processo de adaptação, o Horário de Verão é real e já fora implantado. Enquanto os abaixo-assinados não ganham força, juntem-se a nós, adoradores do Horário de Verão e sintam a sensação de que o dia rendeu e que voltaremos sem pressa para casa. É um pouco daquele tal de carpe-diem. Ou algo muito próximo dele.
3 comentários:
E viva o horário de verão!!!!!!
Alguém poderia inventar o horário de inverno! Algo como acordar mais tarde e trabalhar menos 1 hora por dia para chegar em casa mais cedo...que tal ????????
Bjs
Eu não gosto do 1º dia do horário de verão.
Agora o resto, acho que não muda muuito (a diferença é que parece que o dia rendeu, como você disse).
Sou SUPER a favor do horário de inverno. Seria tão bom, acordar mais tarde, passar mais tempo assistindo filme à noite (ou até mesmo dormindo! hahaha).
Beijão Camilla!
Adoro sua criação de tartaruguinhas!
Postar um comentário