No dia 1º de maio de 1999 foi transmitido o primeiro capítulo da esponja mais simpática da Fenda do Bikini: Bob Esponja Calça Quadrada. E hoje, dez anos depois, o desenho criado por Stephen Hillenburg lidera os rankings de audiência entre vários países.
Umas das imagens mais recorrentes que está intimamente ligada à figura do nosso amiguinho amarelo é a polêmica de sua homossexualidade. O Bob Esponja é gay? De verdade? Tanto faz...! Os grandes filósofos interneteiros adoram levantar esse assunto e lembrar o fato de Hillenburg ser homossexual. Na verdade, eu não quero ser mais uma dessas grandes filósofas (e chatas) para, apesar de inevitável, entrar mais uma vez neste assunto que já virou clichê faz tempo.
Na verdade, o que eu enxergo no Bob Esponja é uma ingenuidade que há tempos não era resgatada nos desenhos. O lugar comum de qualquer desenho de qualquer canal da atualidade é o sangue que só é somado com mais violência, influenciando as crianças que já presenciam brigas diariamente, se tornarem violentas. E o que o desenho do Bob Esponja passa para mim é exatamente o oposto; um cotidiano de uma pessoa inteiramente do bem, que está no mundo para aproveitar os momentos simples e bons, ao lado de seus amigos, agindo com honestidade e respeito.
A crítica sexual, porém, não faz sentido. Nossos filósofos interneteiros não conseguiram agarrar-se a qualquer argumento concreto ao taxar o desenho de ruim por ser protagonizado por uma esponja supostamente gay. Qual é a diferença? Ao contrário, curiosamente, o público alvo desse desenho - as crianças - não veem qualquer alusão ao homossexualismo, por serem puras, quase uma tábula rasa, livres de preconceito.
4 comentários:
Bob Esponja também faz sucesso na minha sala.. Não só ele como também Padrinhos Mágicos, As aventuras de Billy e Mandy (até o Fred Fredburger) e muitos outros desenhos.
Bob Esponja pode ser considerado bobo,(tem fogo no fundo do mar, o calça quadrada mora em um abacaxi, faz bolhas de sabão) mais é divertido!!
Bob Esponja também faz sucesso na minha sala.. Não só ele como também Padrinhos Mágicos, As aventuras de Billy e Mandy (até o Fred Fredburger) e muitos outros desenhos.
Bob Esponja pode ser considerado bobo,(tem fogo no fundo do mar, o calça quadrada mora em um abacaxi, faz bolhas de sabão) mais é divertido!!
[Silver]É isso ai mesmo meu bichinho feio.
Como falamos na madruga sobre o mesmo, deveria passar no lugar da merda da novela das oito, que a propósito passa as nove... rs
Ah, o que falta sem duvida é isso na teve, a ingenuidade, a fantasia do tudo é possivel.
Homossexualidade tanto faz, sem falar que eu nunca tinha ouvido falar disso sobre o Bob.
Esse povo não tem o que inventar, como um desenho pode ser gay, se ele é só um desenho!?
Aff... A propósito, adoro meus amigos bibas...
Ah, esqueci, o povo gosta de ver a desgraça, como na regra; "Você pode ser o melhor sua vida toda, no dia que você vacilar você sera o pior eternamente"
O povo se apega as coisas ruins, é regra.
bjÕs, parabéns mais uma postagem com qualidade(y).
Impressionante é olhar para vc e ver o Bob Esponja... a semalhança está cada vez maior!
Bjs
Postar um comentário